sábado, 9 de maio de 2020

O Cinquentenário da Iluminação Elétrica em Gararu.

Por Pedro Souza*


Inauguração da Energia Elétrica.
         A busca pela iluminação sempre foi uma necessidade do homem na terra desde os primórdios, ainda na pré-história o homem das cavernas buscou o fogo como meios de se acrescer e iluminar o ambiente onde abitava, sendo o fogo a principal descoberta dessa fase da história conhecida como a pré-história, com o homem civilizado isso não foi diferente, o mesmo seguia em buscas de alternativas para se iluminar e fazer uso da energia elétrica para suprir suas necessidades, posteriormente no Nordeste, mais especificamente em 1913 é construída em Paulo Afonso do Brasil, pelo o empresário Delmiro Gouveia, a primeira hidrelétrica do Brasil, que tinha como objetivo fornecer energia para a Companhia Agro Fabril Mercantil, mais popularmente conhecida como Fábrica da Pedra, além de iluminar a vila operaria.



          Em Gararu, somente no ano de 1932, durante a administração do Intendente Antônio Freitas Melro (Coronel Freitas Melro), a cidade recebe sua primeira iluminação pública, através de oito colunatas onde ficavam as lâmpadas PETROMAX que era abastecidas diariamente com querosene, missão essa de abastecer que foi designada ao Senhor Diozano. Já em meados do quadriênio 1955-1958, durante a primeira administração do Prefeito Antônio Resende, a cidade passou a ser iluminada através de energia gerada por um motor a diesel.

             Com a inauguração da Hidrelétrica de Paulo Afonso em 1954, pelo o Presidente da República Café Filho, diversas cidades do Nordeste, passaram a alimentar a expectativas de receber energia vinda de Paulo Afonso, expectativa essa que para algumas cidades chegava no custo espaço de tempo, devido a força política de seus lides, outras demorarias anos de espera para serem contemplada com a tão solhada energia elétrica de Paulo Afonso.

         Enquanto isso a expectativa dos moradores de Gararu só aumentava de ver sua cidade iluminada e assim puder ter uma melhor qualidade de vida, visto que a energia elétrica trazia consigo comodidade e conforto, sendo que as cidades vizinhas a exemplo de Porto da Folha já tinha sido contemplada com a tão sonhada iluminação pública de Paulo Afonso desde 1967, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes e Canhoba a partir do ano de 1968, mais para que esse sonho se tornasse realidade em Gararu houve muitas reivindicações do Prefeito Antônio Resende junto ao Governador do Estado Dr. Lourival Batista, que apresar de ter sido um bom governador com Gararu, queria usar o recurso de levar energia elétrica para Gararu, para levar energia para o então povoado Carrapicho, hoje a cidade de Santana do São Francisco, mais o governador depois de várias reivindicações do prefeito de Gararu resolve atender essa solicitação e começa os trabalhos de levar a energia elétrica de Paulo Afonso.

             No período 1967 a 1970, o município de Gararu vivia um período prospero na administração pública com a construção de diversos órgãos públicos, a exemplo do antigo Centro de Treinamento, hoje DRE 07, calçamento das ruas Jackson de Figueiredo, Santa Izabel, 15 de Março, Dr. Oliveira Ribeiro e Praça 31 de março, Sede das Escolas Municipais de Música, Corte, Costura, Bordados, Agência Municipal de Estáticas, Escola Reunidas Messias Alves da Silva no Povoado Lagoa Funda e Posto de Saúde no Povoado São Mateus, além das Postes “ Engenheiro Paulo Barreto de Meneses, sobre o Rio Gararu e Ponte da Melancia no Riacho do mesmo nome”, Escola Intendente Antônio Jorge de Araújo no Povoado Lagoa do Tubi, Cemitério nos povoados Lagoa Primeira, Tijuco e São Mateus. Enquanto isso a vinda da energia elétrica de Paulo Afonso pra Gararu vai se tornado realidade, é chegado o grande dia de inaugurar essa serie de obras juntamente com a tão sonhada energia elétrica.

         A data não poderia ser diferente se não um nove de maio, visto que essa data figurava no calendário de eventos do município como o dia em que era feita as inaugurações na nossa cidade com a presença de grandes autoridades, a exemplo dos governadores de estado, foi assim que em 09 de maio de 1953, durante o cinquentenário do Santo Cruzeiro foi inaugurado o Grupo Escolar Monsenhor Rangel com a presença do Governado Arnaldo Garcez, sendo que desde o ano de 1903 a cidade celebra o 10 de maio como o dia dedicado ao Santo Cruzeiro, data em que um cruzeiro foi erguido numa santa missão com a presença de grande quantidade de fies, apresar do 10 de maio ser uma festa profundamente católica, o  09 de maio dia que antecede a grande celebração era um dia profano, dia da programação social da cidade onde a diversão era garantida com bailes, forro pé de serra entre outros, sendo justamente nesse dia, o dia em o Prefeito Municipal marcava para ser inaugurado as obras.  E assim foi marcado o dia da inauguração elétrica em Gararu 09 de Maio de 1970.

            Chegado o grande dia a cidade se prepara para o tão esperado momento, o Prefeito Municipal Antônio Resende organiza uma série de inaugurações, a cidade estar em festa afinal também é 09 de maio, desfile estudantil é organizado para recepcionar o Governador do Estado Dr. Lourival Batista, Vice Governador Dr. Paulo Barreto de Menezes e diversas autoridades estaduais, municipais. O pároco local Dom José Brandão de Castro, participa da solenidade, alunos desfila para as autoridades passaram pelas as principais ruas da cidade, a primeira inauguração acontece no Centro de Treinamento, hoje DRE. 07, onde o vice-prefeito Elysio Araújo saúda o governador do estado, Coquetel é oferecido pelo o Prefeito Municipal e Comissão Organizadora das festividades, em seguida a comitiva se dirige para o logradouro em frente ao Grupo Escolar Monsenhor Rangel para a segunda inauguração onde ruas são inauguradas, a terceira inauguração acontece na sede das escolas profissionais, a quarta inauguração acontece na Ponte Engenheiro Paulo Barreto de Menezes e por fim as 17: 40 é  inaugurada a energia elétrica. Já as 19:00 a Câmara Municipal de Gararu presidida pelo o seu presidente Sr. Roberto Araújo se reúne em sessão solene para outorga do título de cidadão Honorário de Gararu ao excelentíssimo  Governador do Estado Dr. Lourival Batista, em reconhecimentos aos relevantes serviços prestados ao municípios, sendo este o primeiro título concedido pela a Câmara de Gararu.  Encerado as comemorações as 20:00 tem início o jantar oferecido ao Excetíssimo  Governador do Estado, pela municipalidade.

        No dia 14 de maio de 1970, 04 dias após a vinda a Gararu o Governador Lourival Batista renuncia ao governo do Estado, para poder se candidatar ao cargo de senador da república, assume o cargo o vice-governador Dr. Paulo Barreto de Menezes.         

Inauguração da Energia Elétrica em Gararu.

Convite das Inaugurações.


Convite das Inaugurações

Ata de Outorga do Título de Cidadão Gararuense ao Dr. Lourival Batista. 

Ata da Outorga do Título de Cidadão Gararuense ao Dr. Lourival Batista.

Ata de Outorga do Título de Cidadão Gararuense ao Dr. Lourival Batista. 

Pedro Souza – Historiador, Pesquisador, licenciado em História desde 2014, pela Universidade Tiradentes UNIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário