Biografia dos Prefeitos

________________________________________________

NELSON RESENDE DE ALBUQUERQUE
         
         Nelson Resende de Albuquerque (seu Nelson) nasceu no dia 22 de janeiro de 1901 na cidade de Gararu e faleceu no dia 02 de dezembro 1986 aos 85 anos de idade na cidade de Gararu, filho de Vicente Ferreira de Albuquerque e Vitalina Resende de Albuquerque, era seus irmãos Thales Resende de Albuquerque que foi embora para São Paulo e lá faleceu e Oton Resende de Albuquerque que morou e faleceu em Propriá.
           Fez apenas o curso primário em Propriá-SE desde então já se interessara por política. Apesar de pouco estudo, era um homem admirado, respeitado e de um prestígio singular por ser uma pessoa sábia, amigo e bondoso com todos, principalmente com os necessitados que viviam fazendo refeições junto com ele. Foi o maior líder político de seu tempo e um grande industrial dono de uma fábrica de algodão situado onde hoje é um clube municipal Governador João Alves Filho e proprietário de várias fazendas e várzeas, onde ele dividia lotes para os pobres plantarem arroz ao redor de Gararu.  
          Nelson Resende tinha grandes amigos políticos como os ex. governadores Milton Pereira de Azevedo e General Augusto Maynard Gomes.

A Vida publica e as eleições
 
       A trajetória política de Nelson Resende começa no ano de 1935, quando é eleito vereador do município para o período 1935-1939, aonde ocupou um cargo de primeiro secretario dessa câmara, mais com o estado novo de Getúlio Vargas teve o mandato abreviado em 10/11/1937, mais sua trajetória política não encerra ai mais na frente em 1942 é nomeado prefeito do município de Gararu pelo o governador Milton Pereira de Azevedo, onde fica durante quase cinco anos. Em 1950 disputou a primeira eleição para prefeito pelo PSD contra Elísio Araújo, venceu e administrou o município de 1951 a 1954, ainda pelo PSD ganhou a segunda eleição contra José Inácio de Resende Silva (Juca Resende) ficou prefeito de 1963 a 1966 e a terceira eleição disputou pela ARENA contra Genésio Medeiros onde mais uma vez ganhou e administrou Gararu de 1973 a 1976. No primeiro e segundo mandato Nelson Resende não recebia verbas federais para o município, impossibilitando de realizar obras, mesmo assim conseguiu junto ao governo do estado recursos para a construção do Grupo Escolar Monsenhor Rangel, já no terceiro mandato recebeu verbas que foram utilizadas na construção de 5 escolas no interior do município, Calcamento em algumas ruas da cidade e a construção da Praça Marechal Deodoro da Fonseca e do Mercado Púbico Municipal Vicente Ferreira de Albuquerque.
         Uma de suas grandes ações foi pagar sempre dentro do mês o salário do servidor publico municipal. Nelson Resende foi também presidente do Sindicato Rural de Gararu.

família

       Nelson Resende de Albuquerque casou em primeira núpcias no dia 26 de abril de 1924 com Letícia Rolemberg de Albuquerque (12-12-1905 a 06-03-1960) filha do Sr. João Machado de Faro Rolemberg e D. Maria da Glória Aguiar Rolemberg e neta do Barão de Japaratuba Gonçalo de Faro Rollemberg, natural da cidade Rosário do Catete e dessa união tiveram oitos filhos são eles:
1. Galeno Rolemberg de Albuquerque (in memória) era vendedor no estado de São de São Paulo.
2. Edson Rolemberg de Albuquerque, nasceu a 27 de agosto de 1926 e faleceu a 09 de abrir de 1979 era vendedor no estado de São Paulo, casou-se com Miryam Peralta Rollemberg Albuquerque em 20 de dezembro de 1951, o casal tiveram os seguintes filhos: Edson Rollemberg Albuquerque Junior, farmacêutico; Maria Teresinha Peralta Rollemberg Albuquerque, assistente social (in memoriam); Nelson Peralta Rollemberg Albuquerque, economista; Edmir Peralta Rollemberg Albuquerque, médico; Eduardo Peralta Rollemberg Albuquerque; administrador de empresas.
3. Maria da Conceição Albuquerque Medeiros, nasceu em 09 de novembro de 1927, prendas do lar, casou-se em 10 de maio de 1958 com José Medeiros (in memoriam * 13.05.1929 + 19.11.1981), que se tornou Promotor Publico e Procurador do Estado de Sergipe; O casal Teve 04 filhos são eles. Ronald Albuquerque de Medeiros (in memoriam * 03.12.1958 + 30.10.2007); Rose Marie Albuquerque de Medeiros - Bacharel em Ciências Econômicas, graduada em Letras - Português, Pós-graduada em Literatura brasileira, Professora da rede Pública Estadual. Rejane Maria Albuquerque de Medeiros Marinho, Funcionária Pública do Instituto de Previdência – IPES e José Roberto Albuquerque de Medeiros - Func. Público da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Aracaju. ( Aposentado).
4. Maria José de Albuquerque Franco, nasceu na cidade de Propriá a 17 de julho de 1930 é prendas do lar, casou-se em Gararu a 28-05-1961 com o Técnico em Contabilidade Heraldo da Silva Franco, nascido em Riachuelo a 28-05-1925 com o qual tem os seguintes filhos:  Heraldo de Albuquerque Franco, tem o Ensino Médio Científico e atualmente é Secretário Municipal de Obras de Riachuelo; e Maria do Carmo de Albuquerque Franco Oliveira, tem o ensino superior incompleto em Serviço Social, é Funcionária Pública do Estado. 
5. Antônio Rolemberg de Albuquerque, nasceu na cidade de Propriá a 04 de dezembro de 1931 é funcionário aposentando do Ministério da Fazenda e ex-prefeito do município, casou-se a 29 de abril de 1958 com Ana Maria Andrade de Albuquerque tem os seguintes filhos. Rosa Letícia Andrade de Albuquerque; formada em Direito é Defensora Publica. Maria José Andrade de Albuquerque; (in memória * aos 48 anos) era Economista. Liduina Andrade de Albuquerque; formada em Administração de empresa. Ana Maria Andrade de Albuquerque; Assistente Social. Antônio Andrade de Albuquerque; formado em Engenharia Civil é funcionário da Assembleia Legislativa e tem uma empresa própria. Juscelino Andrade de Albuquerque; formando em Administração de Empresa e Direito.
6. Luiz Rolemberg de Albuquerque, nasceu em Gararu a 22 de maio de 1933 e faleceu em São Paulo a 13 de agosto de 2008 era empresário industrial do ramo de papel e celulose no estado de São Paulo, casou-se com Lyzette Rolemberg de Albuquerque em 14 de dezembro de 1958, o casal teve 3 filhos são eles: Letícia Rolemberg de Albuquerque, advogada, com especialização em direito tributário, domiciliada em São Paulo; Luiz Augusto Rolemberg de Albuquerque, administrador de empresas, casado com Maria Muxiliadora de Aragão Almeida (sergipana) domiciliado em Aracajú. o casal tem duas filhas: Camila Almeida Albuquerque e Bianca almeida Albuquerque; Patrícia Rolemberg de Albuquerque, médica pediatra, domiciliada em santos. tem um filho: Eduardo Rolemberg de Albuquerque Amaral.
7. Maria da Gloria Rolemberg de Albuquerque Aguiar, nasceu em Gararu a 19 de Agosto de 1934 é prendas do lar, casou-se a 07-04-1956 com o médico alagoano natural da cidade de Rio Largo e na época médico do SESP de Gararu e ex-prefeito de Aracaju Cleovansóstenes Pereira de Aguiar, com quem tem os seguintes filhos: Laura Rolemberg Albuquerque de Aguiar, Odontóloga formada pela UFS; Sóstenes Rolemberg Albuquerque de Aguiar; formado em Engenharia Civil pela UFS e Bacharel em Direito pela Unit e Vice-Prefeito da cidade de Riachuelo de 01.01.2009 a 31.12.2012, como Engenheiro do Estado na Secretaria de Articulação com os Municípios nos de 1984 a 1986 contribui com o município de Gararu com a construção da nova Prefeitura Nelson Resende de Albuerque, Estádio de Futebol e Clube Governador Dr. João Alves Filho, Sérgio Rolemberg Albuquerque de Aguiar; é Engenheiro Químico e Médico especialista em oftalmologia ambos os cursos cursados na UFS, Lélia Rolemberg Albuquerque de Aguiar; Economista, Sávio Rolemberg Albuquerque de Aguiar, é formado em Engenharia Civil pela UFS e Engenharia de Produção pela UFPE; Sédnei Rolemberg Albuquerque de Aguiar; Engenheiro Civil; Séldon Rolemberg Albuquerque de Aguiar, Engenheiro Químico.
8. Maria Terezinha de Albuquerque Franco, nasceu em Gararu a 16 de agosto de 1941 é prendas do lar, casou-se a 28-08-1963 com o Médico Veterinário Délio da Silva Franco com o qual tem os seguintes filhos: Bertha de Albuquerque Franco; Cirurgiã-Dentista, Luciano de Albuquerque Franco; Medico, Leila Albuquerque Franco Pires; Arquiteta, Alexandre de Albuquerque Franco; Cirurgião-Dentista e Lenise de Albuquerque Franco  Médica.


         Nelson Resende de Albuquerque casou-se em segundas núpcias no dia 17 dezembro de 1960 com a senhora Maria Figueiredo natural da cidade de Manhada dos Bois.

 Homenagem póstuma de Gararu

     Nelson Resende de Albuquerque é o patrono da Prefeitura municipal de Gararu prédio esse construindo em 1983 por seu filho o então prefeito Antonio Rollemberg de Albuquerque. É também patrono do Colégio Nelson Rezende de Albuquerque no Povoado São Mateus. E de um conjunto em Gararu e da Rodovia que dar acesso a Gararu.

                    Nelson Resende de Albuequerque 

                                            Nelson Resende é o terceiro da esquerda para a direita.


Os filhos de seu Nelson Resende, Galeno Rolemberg de Albuquerque e Luiz Rolemberg de Albuquerque e abaixo
 Edson Rolemberg de Albuquerque e na outra foto as filhas e esposa de seu Nelson Resende de Albuquerque

 Visita do 2° Bispo da diocese de Aracaju Dom Fernando Gomes dos Santos a Gararu, década de 50

Segundo casamento de Seu Nelson 17/12/1960










Mercado Púbico Municipal Vicente Ferreira de Albuquerque e Praça Marechal Deodoro da Fonseca,  obras da quarta gestão de Nelson Resende de Albuquerque.


Precedido por
José Inácio de Resende Silva
Prefeito de Gararu
1941 — 1947
Sucedido por
Antônio Resende
Precedido por
Francisco Vieira de Menezes
Prefeito de Gararu
1951 — 1955
Sucedido por
Antônio Resende
Precedido por
Miguel Alves de Melo
Prefeito de Gararu
1963 — 1966
Sucedido por
Antônio Resende
Precedido por
Roberto Araújo
Prefeito de Gararu
1973 — 1976
Sucedido por
José Cardoso Matos

NOTA- As informações contidas nesta biografia foram prestadas por seu filho Antônio Rolemberg de Albuquerque no dia 16 de maio de 2010 em sua fazenda São João oportunidade em que o entrevistei, foram consultado também Antônio Almeida de Resende primo do biografado, Maninho Tavares secretario por 4 anos da terceira administração de Nelson Resende. A todos os senhores meus agradecimentos. Fiz também varias consultas ao livro Historia Política de Sergipe de Ariovaldo Figueiredo,  e no arquivo da Câmara Municipal de Vereadores de Gararu.


Esboço biográfico elaborado e pesquisando por José Pedro Souza Santos
________________________________________________


ANTÔNIO RESENDE 


      Antônio Resende, filho do Sr. José Maria de Resende e D. Belmira de Freitas Resende, natural de Gararu, nasceu a 19 de abril de 1909 e faleceu no dia 21 de abril de 1992, aos 83 anos. Eram seus irmãos Athagnan Vieira de Rezende, José Vieira de Resende, Estelita Resende, Julia Resende e Maria Rosalina Resende de Sá. Seus estudos de 1º Grau foram realizados na sua cidade natal. Foi soldado, serviu na revolução de 1930, indo várias vezes de Própria á Aracaju a pé; foi funcionário público estadual, exerceu o cargo de exator nas exatorias de Gararu e Própria; e, datilografo; também foi músico, tocava clarinete. 
        Antônio Resende foi prefeito do Município, de 9 de abril de 1947 a 4 de novembro de 1947, nomeado por José Rollemberg Leite e prefeito do Município eleito em dois mandatos, de 1955 a 1958 e de 1967 a 1970; vereador entre 1973 e 1976 sendo eleito presidente da câmara em 1973. Como administrador foi um grande incentivador do esporte local, logo no primeiro mandato foi homenageado por um jornal do Estado, juntamente com os prefeitos Francisco Vieira de Menezes, de Itabi, e José do Prado Barreto, de Divina Pastora, como os três melhores prefeitos do Estado.
         Como fazendeiro do Município hospedou o governador do Estado, Augusto do Prado Franco, que chegou a dormir em uma de suas fazendas, São Joaquim, servindo-lhe de Palácio; também foram hospedados Benedito de Figueiredo, vice-governador do Estado, e Dom José Brandão de Castro, bispo mineiro da Diocese de Propriá. 
         Antônio Resende fazia suas campanhas políticas montado, no lombo de um burro, percorrendo todos os povoados, chegando até a dormir por lá. Disputou a primeira eleição pelo partido PSD contra o candidato da UDN, Genésio Medeiros, vencendo o pleito eleitoral em três de outubro de 1954 com uma longa vantagem de votos a frete do adversário. A segunda eleição aconteceu no ano de 1966 quando se elegeu pela ARENA, sem concorrente. Foi um dos maiores líderes políticos do Município sendo admirado e respeitado por todos e sem ter inimigo político no Município. Em 1982 era pré-candidato a prefeito de Gararu, mas desistiu em favor da candidatura de Antônio Rollemberg a pedido de Nelson Resende. Teve muitos amigos pessoais importantes como Juscelino Kubitschek, ex-presidente da República, Francisco Leite Neto, que foi Interventor do Estado (de 27 de outubro a 5 de novembro de 1945), deputado federal várias vezes e eleito senador da República em 1962 (morrendo em 1964 e deixando seu irmão e suplente José Rollemberg Leite para cumprir o restante do mandato – 1964-1970), do governador e senador Lourival Batista e do médico, deputado e vice-governador do Estado Edézio Vieira de Melo. 

As Realizações na Prefeitura

          Durante sua gestão comprou o primeiro carro da prefeitura, um Jeep, que era de uso exclusivo da prefeitura, e não do prefeito, como acontece muito hoje. Comprou quatro casas para a prefeitura: duas situadas na Praça Rio Branco, as quais foram doadas para construção da agência do Banco do Nordeste (agência trazida para o Município através dos seus esforços) e outras duas na Rua Monsenhor Rangel; comprou a lagoa da cruz, por três contos de reis, espaço onde hoje é a praça de eventos da orla, que por consideração deveria homenageá-lo adotando o seu nome. Pavimentou e calçou com paralelepípedo as ruas Floriano Peixoto, Monsenhor Rangel, Oliveira Ribeiro e a Avenida Presidente Vargas (naquela época não tinha nenhuma rua calçada, onde foi preciso demolir morros e grandes pedras com bombas de dinamite). 
         Entre as suas obras, o marco mais importante foi a construção da Praça Rio Branco, em frente da Igreja, a qual foi considerada uma das mais belas do Estado, construiu o SESP, um dos melhores da região, com médico permanente morando em umas das casas à rua Monsenhor Rangel; construiu e trouxe para Gararu o antigo série 8, hoje DRE’7; iluminou a cidade com lampiões e depois com energia gerada a motor no primeiro mandato; no segundo mandato colocou energia elétrica na cidade vindo de Paulo Afonso com imenso sacrifício, pois o governador do Estado queria desviar a obra para Carrapicho, hoje a cidade de Santana do São Francisco; e ainda, colocou água encanada na cidade.
        Demarcou a trajetória por onde deveria passar a estrada de barro batido do Povoado São Matheus, dando acesso a Gararu e aos povoados circunvizinhos na época de seca, participando ativamente com os trabalhadores os quais usavam ferramentas e carrinho de mão. Não conformado, abriu estradas entre Lagoa Primeira e Lagoa Funda e da Lagoa do Porco a Palestina, onde ele mesmo fazia os pagamentos aos trabalhadores. O povoado São Matheus foi contemplado com um posto de saúde e um cemitério. Já no Povoado Lagoa Primeira construiu um cemitério. Fez a Escola Municipal Intendente Antônio Jorge, na Lagoa do Tubi. Antônio Resende realizou uma obra importante para a cidade que foi a construção do prédio que é sede da Filarmônica Eutichio Alves da Cruz, projeto que realizou, indo a Salvador e comprando os instrumentos musicais, formando, com muito amor, uma grande banda marcial que na época participou de um concurso de bandas realizado na Praça Olimpio Campos, em Aracaju, e ganhou em segundo lugar, perdendo apenas para a de Estância. Político patriota, que amava o que fazia, foi o único prefeito de Estado de Sergipe a ser homenageado com o dobrado feito pelo Maestro Músico Antônio, da cidade Traipu – AL. 
        Ainda fez a Escola de Corte e Costura Vitalina Resende de Albuquerque e a escola de datilografia para a juventude aprender um ofício; reformou a Escola Monsenhor Rangel, construiu a ponte do riacho Gararu, na sede do Município, e a ponte da Melancia; edificou a igreja do Junco na divisa com Porto da Folha; fez um talho de carne, situando na Avenida Presidente Vargas; abriu barragens e açudes em todo Município. Nas administrações de Antônio Resende Gararu era destaque na Freira dos Municípios Sergipanos, pois os produtos expostos eram originais do Município. No dia da árvore o prefeito Antonio Resende distribuía mudas de árvores para os alunos plantar nos altos de Gararu. Administrou o Município com 35 funcionários. No final do seu segundo mandato foram inauguradas 33 obras todas de suma importância para um município.

A Família

          Antônio Resende casou em primeiras núpcias com Dulcinei Dantas Resende, filha do Sr. João Dantas, com a morte de Ducinei vitima de parto morre também a criança junto com ela. Casa-se em segundas núpcias aos 30 anos de idade no dia 03.11.1939 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, na cidade de Traipu (AL), com D. Ana Chaves Resende (11.04.1920-23.04.1992), filha do Sr. Joaquim Pinheiro Chaves e D. Antônia de Melo Chaves, natural da cidade de Traipú – Alagoas; tiveram quatro filhos: Maria Petrúcia Resende Lima, Maria de Fátima Resende Morais, Joaquim Pinheiro Chaves Rezende, José Augusto Chaves Resende.
         Maria Petrúcia Resende Lima, funcionária dos correios, hoje está aposentada como servidora pública federal é casada com o Procurador de Justiça aposentado e ex-secretário de Estado da Justiça, Jugurta Barreto Lima, e tem quatros filhos: Augusto Cesar Resende Lima, formado em Direito, é advogado; Antonio Resende Neto, estudante do curso de Direito; Edjilda Resende Lima Guerra, formada em Direito, é Promotora de Justiça e Jugurta Barreto Lima Junior, tem o segundo grau completo. 
       Maria de Fátima Resende Morais é funcionaria da secretaria de Estado da Educação aposentada, casada com o funcionário da Petrobrás, José Roberto Franco Morais. Tem dois filhos: Diego Resende Chaves Morais, médico, e Roberta Chaves Resende Morais, que também é medica fisioterapeuta.
         Joaquim Pinheiro Chaves Rezende é formando em ciências contábeis, ocupou o cargo de diretor regional de saúde de Aracaju, chefe da auditoria do município de Aracaju, diretor da COHAB, no governo de Valadares (como diretor desse órgão foi um dos responsáveis pela garantia das verbas do Projeto PIR do São Francisco para construção do cais de sua cidade Natal), chefe da auditoria da secretaria da fazenda do Município de Gararu, Diretor financeiro da EMURB, secretário da saúde e da Ação Social do município de Aracaju, Diretor da previdência do IPES, gerente administrativo do Sergipe Previdência, hoje está à disposição do IPES-PREVIDÊNCIA e faz parte do conselho fiscal da Fundação Hospital Cirurgia. Casando com Maria Iolanda Figueiredo Rezende têm quatro filhos: Angélica de Figueiredo Rezende, formada em medicina com doutorado; Analeide de Figueiredo Rezende, formada em administração; Rachel de Figueiredo Rezende, Bióloga; e Fabiano José de Figueiredo Rezende, formado em agronomia e exercendo o cargo de policial rodoviário federal.
         José Augusto Chaves Resende é formado em economia, trabalha no tribunal de contas do Estado, é casado com Nivalda Maria Costa Resende com quem tem dois filhos: Andréa Costa Resende Mendes, formada em administração, e Ricardo Augusto Costa Resende, é formado em engenharia civil. 

Homenagem Póstuma de Gararu

         Antônio Resende foi homenageado patrono da Câmara municipal de Gararu, construída em 1983, na gestão do prefeito Antônio Rolembreg de Albuquerque.


Discurso de posse de Antônio Resende dentro da Igreja Matriz de Bom Jesus dos Aflitos em 30-03-1967


Discurso de posse de Antônio Resende em 30-03-1967


Antônio Resende e o Bispo Dom José Brandão de Castro


 Sr. Antônio Resende e o Esporte Clube Gararu em pé da esquerda pra direita, João Luiz, Hugo, Antonio Djalma, Fernando Soares de Brito, Florival, Vicente Ferreira de Brito. Agachados, João Cruz, Anteogenes Moura, Nilson Garrincha, Meinha, Manoel de Euzébio.


Sr. Antônio Resende e a esposa D.Ana Resende


Casa onde morou o Sr. Antônio Resende.


Fazenda São Joaquim de Antônio Resende, hoje é de seu filho Joaquim Resende


      Prédio da Filarmônica Eutichio Alves da Cruz feito na administração de Antonio Resende.


Escola Municipal Intendente Antônio Jorge, feita na administração de Antônio Resende.


Placa de inauguração da escola da Lagoa do Tubi.


Ponte do Riacho Gararu, construída na administração de Antônio Resende


Placa de inauguração.


Placa de inauguração da DRE07

Precedido por
Nelson Resende de Albuquerque
Prefeito de Gararu
1947 — 1947
Sucedido por
Francisco Vieira de Menezes
Precedido por
Nelson Resende de Albuequerque
Prefeito de Gararu
1955 — 1958
Sucedido por
Nelson Resende de Albuequerque
Precedido por
Nelson Resende de Albuequerque
Prefeito de Gararu
1967 — 1970
Sucedido por
Roberto Araújo

 NOTA- As informações e as fotos contidas nesta biografia foram prestadas por seu filho Joaquim Rezende nos 24 e 31 de julho e 7 de agosto de 2010 na Fazenda São Joaquim, oportunidade em que o entrevistei, foram consultado também Antônio Almeida de Resende sobrinho do biografado, Maninho Tavares secretario por 3 anos da administração de Antônio Resende. Recebi também varias informações via MSN por Antônio Resende Neto, neto do biografado, oportunidade em que me cedeu uma foto de seu avô. A todos os senhores meus agradecimentos.Fiz também varias consultas ao livro Historia Política de Sergipe de Ariovaldo Figueiredo, ao site SERGY e no arquivo da Câmara Municipal de Vereadores de Gararu.


Esboço biográfico elaborado e pesquisando por José Pedro Souza Santos.

_______________________________________________

ROBERTO ARAÚJO 


                  Roberto Araújo, filho de Elysio Araújo e Therezita Albuquerque Araújo, nasceu no dia 16-07-1942 na cidade de Gararu, seus estudos foi apenas o curso primário realizando em sua cidade Gararu. Casou se com Laira do Nascimento Araújo, natural da cidade de Riachuelo nascida em 10-10-1952 e falecida em 13- de Maio de 2010; com a qual tem sua única filha Danniele Nascimento Araújo nascida em Aracaju em 13 de maio de 1977, que trabalha como chefe de hotel.

                      No ano de 1966 foi eleito vereador do município pela ARENA I, para o período compreendido entre 1967 a 1970, nos anos de 1968 e 1970 foi presidente da Câmara; no ano de 1970 disputou eleição para prefeito pela ARENA I, sendo candidato único, foi eleito prefeito com 958 votos, administrou o município no biênio 1971- 1972. Na administração do prefeito Ary Resende Silva, ocupou o cargo de diretor de obra do município, hoje estar aposentado como Servidor Publico do município, e ocupa seu tempo entre a cidade de Gararu e a Fazenda Juazeiro de sua propriedade e a capital do estado Aracaju.

As obras e realizações na Prefeitura

                      Considerado o curto período de mandato apenas 02 (dois) anos, sua administração foi bastante progressista, considerado um dos períodos mais prósperos de Gararu, onde foi implantado o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Gararu, e realizadas as seguintes obras e realizações, pavimentação e construção da Praça Jackson de Figueiredo, Praça Costa e Silva em frente a DRE7, Praça Jardim da Infância e Rua Manoel Vicente de Brito, Praça Presidente Médici em frente a Escola Estadual Monsenhor Rangel, Praça 31 de Março e 15 de Março, e Rua Padre Dantas ambas inaugurada em 1972, construção da sede do sindicato dos trabalhadores rurais, construção de um prédio para a sede da Agencia dos Correios e Telégrafos, abertura da estrada Oricurizeira-Várzea Nova, eletrificação rural no Povoado Lagoa Primeira, calçamento e praças nos Povoados Lagoa Primeira e Lagoa Funda, construção de 03 (três) unidades escolares nos Povoados de Lagoa do Porco; João Pereira Pias, inauguradas em 1972, construção de um cemitério no Povoado Jibóia, durante o seu mandato foi inaugurado o Colégio Professor José Augusto da Rocha Lima, fundado em 28 de fevereiro de 1971.     

Precedido por
Antônio Resende 
Prefeito de Gararu
1971 — 1972
Sucedido por
Nelson Resende de Albuquerque



Esboço biográfico elaborado e pesquisando por José Pedro Souza Santos.
_________________________________________________

JOSÉ CARDOSO MATOS

         José Cardoso Matos, (Zé Cardoso) nasceu em Gararu a 24.11.1939, sendo filho do Sr. Oliveiro Matos e D. Ester Santos, é seus irmãos Elizabeth Resende Tavares, Iolanda Resende, Maria Antônia Matos, Maria de Lourdes Matos Santos, Miguel Resende e Selma Gleisy Matos. Casou-se no dia 24.10.1978 com a senhora Vanilde Resende Albuquerque Matos nascida em 25.10.1941 e falecida em 14.06.2005 filha do senhor Aprígio Honorato de Albuquerque e Gentila Resende de Albuquerque. Fez seus estudos à 8ª serie incompleta na Escola de 1º Grau Monsenhor Rangel  na cidade de Gararu.
            Foi agropecuário, funcionário publico municipal e secretario de finanças no período 1973-1976 na gestão do prefeito Nelson Resende de Albuquerque, com bastante experiência adquirida e por vir de uma família de políticos onde seu avô paterno Olavo de Meneses Matos foi vereador por dois mandatos. Decidiu estar na vida publica se candidatado a prefeito no ano de 1976, formou coligação pelo partindo político ARENA sendo apoiando por Nelson Resende, Manoel vieira, e seu compadre João Cardoso e o Ex-prefeito Miguel Alves de lagoa funda, tendo como candidato a vice José Gomes Pinto (Zezé da Varzea Nova). Venceu o preito eleitoral de 15.11.1976 com 1, 902 votos e 182 votos de diferença a frente do adversário Wlademir de Chiole e Antônio de Fulô.

As realizações e obras feitas no comando do município

            Eleito prefeito administrou o município por um período de seis anos de 1977 a 1982 entre suas obras foram construídas quatro escolas que são elas Escola Municipal Ana Maria de Resende, Povoado Jiboia; Escola Municipal José Maria de Resende, Povoado Lagoa do Porco; Escola Municipal Elysio Araújo, Povoado Palestina e Escola Municipal Luiz Mota localizada no Povoado Lagoa Primeira; eletrificação nos povoados Oiteiro e São Mateus; construção das estadas Jiboia a Mezinhas e Lagoa Primeira a João Pereira e Lagoa Funda.

O retorno à vida Publica

         Após 22 anos sem disputar eleições e afastado da vida publica decidiu disputar eleição para prefeito no ano de 2004 pelo partido PFL do ex-governador João Alves Filho, lança candidatura a prefeito tendo como candidata a vice Gilzete Dionizio de Matos. Venceu as eleições no dia 03.10.2004 com uma votação expressiva de 3.387 votos e 473 votos de diferença a frente do candidato derrotando Helder Albuquerque de Resende
      Eleito prefeito administrou o município pela segunda vez de 01.01.2005 a 27.01.2006 e de junho de 2006 até um final do mandato em 31 de dezembro de 2008. Entre suas obras e realizações foram feita reforma da secretaria de educação e cultura a qual recebeu o nome Edifício Vanilde Resende Albuquerque Matos e secretaria de ação social, reforma da Escola Municipal Ezequiel Dias com construção de um murro no Povoado Monte Santo; pavimentação de três rua no conjunto Albano Franco na cidade e de uma rua no povoado Lagoa do Porco; construção de uma quadra poliesportiva na Avenida Presidente Vargas e construção da maior rede de água encanada do município em parceria com o ex-governador Dr. João Alves Filho abrangendo os povoados de Coroinha, Pedra Furada, Manjerona e Tanque da Pedra, Couro Seco, Querereu, Jiboia, Lagoa de Dentre, Monte Santo e Lagoa do Porco.
       Hoje seu José Cardoso estar aposentando e reside na capital sergipana Aracaju.

Precedido por
Nelson Resende de Albuquerque
Prefeito de Gararu
1977 — 1982
Sucedido por
Antonio Rolemberg de Albuquerque
Precedido por
João Francisco Albuquerque de Oliveira
Prefeito de Gararu
2005 — 2008
Sucedido por
João Francisco Albuquerque de Oliveira

NOTA- As informações e fotos contidas nessa biografia foram cedidos gentilmente pelo Ex-prefeito Sr. José Cardoso Matos, através do amigo Geovar.

Esboço biográfico elaborado e pesquisando por José Pedro Souza Santos

_________________________________________________
 
ANTONIO ROLEMBERG DE ALBUQUERQUE

          Antônio Rolemberg de Albuquerque (seu Antônio) nasceu na cidade ribeirinha de Propriá – SE, a 04 de dezembro de 1931, filho de Nelson Resende de Albuquerque e Letícia Rolemberg de Albuquerque. Sua educação foi iniciada na cidade de Gararu, na escola da professora Maria Odila do Nascimento, onde estudou até o segundo ano do primário; em seguida foi estudar na cidade de Propriá, onde concluiu o curso primário; depois foi estudar no Colégio Jackson de Figueiredo, em Aracaju – SE, onde fez o sexto ano do primeiro grau.
        Tinha o hábito de acompanhar seu pai, Nelson Resende, nas campanhas políticas, frequentava rodas de conversas entre políticos experientes e acabou tomando gosto pelo assunto, vindo a se candidatar a deputado estadual no ano de 1954. “Seu Antônio” foi funcionário do Ministério da Fazenda e prefeito do município de Gararu em duas gestões: 1983 a 1988 e 1993 a 1996.
        Um dos maiores pecuaristas do município, hoje ele está aposentado como auditor fiscal do tesouro nacional e mora na capital, Aracaju. A sua primeira eleição para prefeito foi disputada no ano de 1982 pelo PDS, tendo como vice João Dionísio de Matos e adversário Wolney Brito, pelo PMDB, este foi derrotado com uma diferença de 332 votos. Foi eleito pela segunda vez em 1992, pelo PFL (partido do ex-governador João Alves Filho), derrotando seu adversário político, Raimundinho do PMDB, com uma diferença de 82 votos.


As realizações na Prefeitura

             Nas suas administrações, Antônio Rolemberg realizou grandes obras como:
Na sede municipal – construção de uma nova prefeitura, da câmara municipal (ambas com recursos do próprio município), do Centro Recreativo Governador João Alves Filho, do Estádio Municipal de Futebol Dr. João Alves Filho, da Casa de Parto Maria do Carmo Nascimento Alves, de uma quadra de esportes, de um almoxarifado, reforma da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, realização de 50% do calçamento da cidade de Gararu, ampliação do cemitério Paroquial;                        
Na zona rural – construção de 4 postos de saúde localizados nos povoados Lagoa Primeira, Lagoa Rasa, Lagoa Funda e Palestina; de catorze unidades escolares localizadas nos povoados Barriguda, Campinhos, Coronhas, Jaramatia, Monte Alegre, Monte Santo, Pias, Lagoa do Padre, Lagoa Rasa, Pedra Furada, Ouricuri, Ourizeira, São Mateus, Tanque da Pedra, além de reformas em várias outras escolas; construção de cerca de trintas barragens e açudes para amenizar as secas; de dois galpões para armazenamento de cereais nos povoados Lagoa do Porco e São Mateus; abastecimento de água encanada no povoado Palestina; eletrificação nos povoados Lagoa do Porco, Oiti e Palestina; pavimentação a paralelepípedo dos povoados Palestina, Lagoa Funda e São Mateus; construção de talhos de carne nos povoados São Mateus e Palestina e de cemitérios nos povoados Jaramataia e Baixinhas e ampliação do cemitério do povoado Cabaceiros.
              Uma marca de sua gestão foi o trabalho intensivo, voltado principalmente para as comunidades mais carentes. Uma obra realizada em sua gestão em parceria com o Estado de grande importância para todos da região foi a pavimentação com asfalto da SE-200, ligando Gararu a Porto da Folha.

A Família

              Antônio Rolemberg de Albuquerque casou se no dia 29 de abril de 1958 com Ana Maria Andrade de Albuquerque natural da cidade de Simão Dias, a qual tem seis filhos todos bacharéis são eles. Rosa Letícia Andrade de Albuquerque; formada em Direito pela a UNIT é Defensora Publica do Estadeo. Maria José Andrade de Albuquerque; (in memória * aos 48 anos) era economista. Liduina Andrade de Albuquerque; formada em Administração pela a UNIT é funcionária da Assembleia Legislativa. Ana Maria Andrade de Albuquerque; É Assistente Social formanda pela a UFS. Antônio Andrade de Albuquerque; É Engenheiro Civil formado pela UFS e funcionário da Assembleia Legislativa e tem uma Construtora Civil e atualmente é o prefeito de Gararu eleito em 07 de Outubro de 2012 . Juscelino Andrade de Albuquerque; formando em Administração pela UFS e em Direito pela a UNIT é funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Antônio Rolemberg de Albuquerque e a esposa Ana Maria Andrade de Albuquerque

Antônio Rolemberg de Albuquerque e amigos na Atalaia

Cartaz eleitoral da campanha de seu Antônio para deputado, ano de 1954.

Antônio Rolemberg de Albuquerque, Fernando Henrique Cardoso e João Alves Filho, ano de 1994 

Precedido por
José Cardoso Matos
Prefeito de Gararu
1983 — 1988
Sucedido por
Ary Resende Silva
Precedido por
Ary Resende Silva
Prefeito de Gararu
1993 — 1996
Sucedido por
João Francisco Albuquerque de Oliveira

NOTA- As informações contidas nesta biografia foram prestadas pelo o biografado  Antônio Rolemberg de Albuquerque no dia 16 de maio de 2010 em sua fazenda São João oportunidade em que o entrevistei, a seu Antônio meus agradecimentos.


Esboço biográfico elaborado e pesquisando por José Pedro Souza Santos
_________________________________________________

2 comentários:

  1. Leticia Rolemberg de Albuquerque5 de dezembro de 2012 15:04

    Pedro,
    Boa noite.
    Aqui estão as informações sobre Edson Rollemberg de Albuquerque
    DATA DE NASCIMENTO E FALECIMENTO
    Edson Rollemberg Albuquerque 27/08/1926 - 09/04/1979

    NOME DA ESPOSA Miryam Peralta Rollemberg Albuquerque (in memoriam)

    DATA DE CASAMENTO 20/12/1951

    NOME COMPLETO DOS FILHOS COM A FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE CADA UM

    Edson Rollemberg Albuquerque Junior - farmacêutico

    Maria Teresinha Peralta Rollemberg Albuquerque - assistente social (in memoriam)

    Nelson Peralta Rollemberg Albuquerque- economista

    Edmir Peralta Rollemberg Albuquerque - médico

    Eduardo Peralta Rollemberg Albuquerque - administrador de empresas

    ResponderExcluir
  2. Nossa primo você é mesmo um verdadeiro artista. Parabéns pela biografia dessa família. Ainda bem que ainda existem pessoas como você para essa tal finalidade. Valeu garoto. Parabéns....

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget