sábado, 22 de junho de 2013

Codevasf distribui 150 mil alevinos para produtores rurais em Gararu (SE)


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou nesta quinta-feira (20) a distribuição de aproximadamente 150 mil alevinos para fortalecimento da piscicultura familiar em Gararu, no Alto Sertão de Sergipe. Os juvenis produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume vão beneficiar 35 comunidades rurais do município.
          Os juvenis de tilápia foram entregues à prefeitura de Gararu, que, após ter feito o levantamento e cadastramento de produtores interessados em desenvolver a piscicultura familiar, ficará responsável pela distribuição direta dos alevinos. Uma equipe do município esteve no Centro Integrado de Betume pela manhã para coletar os alevinos, ação que será realizada também nesta sexta-feira (21).                                       
        Somente no primeiro dia de distribuição de alevinos, cerca de 100 famílias foram beneficiadas nas comunidades Jibóia, Pias, Lagoa do Padre, Bela Vista, Barriguda e Ouricuzeira. Depois da distribuição de alevinos aos produtores, que se estende até a próxima semana, a Codevasf e o município vão agendar a realização de peixamentos em barragens públicas de Gararu, para a inserção de juvenis de tambaqui e curimatã.
        O secretário municipal de Agricultura de Gararu, Ghislain Menezes Santoni, disse que esse trabalho é uma forma de ajudar no sustento dos agricultores familiares. “Dessa forma, melhoramos a alimentação dos produtores e fortalecemos a piscicultura. Agradecemos o apoio da Codevasf, que tem ajudado bastante não apenas na área de piscicultura, mas também fornecendo materiais de apicultura e distribuindo cisternas”, declarou Ghislain. 
        O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, destacou o esforço da companhia em fortalecer a atividade piscícola no Baixo São Francisco. “Com a distribuição de alevinos, a Codevasf proporciona uma alternativa econômica importante para a população. Somada a essa ação, também vamos fornecer equipamentos para o desenvolvimento da piscicultura familiar e da pesca artesanal, com recursos do Plano Brasil Sem Miséria”, afirmou.
      A Codevasf está investindo R$ 4 milhões para reformar o Centro Integrado de Betume. Com o investimento, a unidade vai poder produzir até 8 milhões de alevinos por ano, diversificar as espécies produzidas e modernizar a sua estrutura. As obras, financiadas com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), contemplam, entre outros itens, a construção de viveiros e reforma de laboratórios.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário